Destaque

Com cinco finalistas, Rondônia é destaque nacional na 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar

Redação

Rondônia alcançou destaque nacional na 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, com cinco pratos selecionados para a etapa final. Quatro das receitas são de escolas estaduais e uma de uma escola municipal. A fase decisiva do concurso se estende até 10 de junho e premiará 55 profissionais e suas respectivas escolas, com duas receitas por unidade da federação e uma da entidade executora federal. Os pratos vencedores serão incluídos em uma publicação digital que reunirá experiências de todo o país.

Destaques das Escolas Estaduais e Municipal:

  • Ji-Paraná: concorre com o prato “quibe de peixe com recheio de banana-da-terra”;
  • Rolim de Moura: com o “bolinho assado de cuscuz com carne e ora-pro-nóbis”;
  • Cabixi: com a receita “pirarucu ao molho com vegetais, acompanhado de arroz, farofa de vagem e abobrinha, além de laranja e pitaya”;
  • Espigão d’Oeste: com o “amostradinho de peixe”; e
  • Mirante da Serra: único representante da escola municipal na final, com a receita de “torta de mandioca com frango desfiado”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, expressou orgulho pela representação do estado, destacando que a iniciativa valoriza os saberes culinários regionais e reforça o papel da alimentação escolar na promoção da saúde e da cultura nas escolas públicas. Ele afirmou que a conquista demonstra o empenho da gestão em fortalecer a qualidade da educação e da alimentação oferecida aos estudantes.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Massud Badra, ressaltou a importância do reconhecimento nacional, afirmando que a presença de cinco receitas na final evidencia o empenho das agentes de alimentação e o fortalecimento das políticas públicas para a alimentação escolar, refletindo o trabalho conjunto das escolas e o incentivo ao uso de alimentos regionais.

Raquel Nogueira, agente de alimentação escolar de Espigão d’Oeste, compartilhou sua satisfação em chegar à fase final de um concurso de abrangência nacional, apresentando uma receita com produtos da agricultura familiar da região. Ela se sentiu honrada em representar o estado e agradeceu o apoio da escola, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Donizete Romualdo da Silva, que ofereceu suporte desde a inscrição até a preparação do prato.

Projeto Nacional

O concurso faz parte do projeto Alimentação Escolar Nota 10, uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele é realizado em parceria com a Usina Hidrelétrica Binacional, por meio do programa “Mais que Energia”, e conta com o apoio do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Notícias relacionadas