Destaque

ProAR alcança mais de 58 mil estudantes da rede estadual com avaliações diagnósticas em Rondônia

Redação

O Programa Avança Rondônia (ProAR), uma iniciativa do Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou avaliações diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do Ensino Médio da rede estadual. O objetivo é identificar defasagens de habilidades, fortalecer a recomposição das aprendizagens e aprimorar o desempenho educacional. As provas ocorreram entre 6 e 30 de abril.

Esta primeira etapa do ProAR, de um total de três ao longo do ano letivo (ao final do 1º, 2º e 3º bimestres), contemplou alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. As avaliações foram aplicadas em formato digital, utilizando laboratórios de informática e tablets da rede, e alcançaram 58.987 estudantes, incluindo alunos de escolas indígenas. Segundo o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), parceiro técnico do programa, Rondônia se destacou como o estado com o maior número de estudantes avaliados digitalmente.

O governador Marcos Rocha enfatizou que o investimento em tecnologia e avaliação educacional é crucial para a qualidade do ensino na rede estadual. Ele destacou o compromisso do governo em fortalecer a educação pública e fornecer ferramentas para o desenvolvimento de estudantes e professores.

O secretário da Seduc, Massud Badra, explicou que o ProAR permite um acompanhamento eficaz do desempenho dos alunos, possibilitando a criação de estratégias pedagógicas mais eficientes. Ele ressaltou a importância das avaliações para identificar necessidades de aprendizagem e apoiar as escolas na recomposição e fortalecimento dos resultados educacionais em todo o estado.

Valmir Souto, coordenador do ProAR, complementou que a avaliação permite à rede estadual monitorar precisamente o desempenho dos estudantes, identificando lacunas a serem preenchidas. Os resultados orientam as escolas na formulação de estratégias pedagógicas assertivas para a recomposição das aprendizagens ao longo do ano.

A Escola Indígena 05 de Julho, na Aldeia Ricardo Franco, em Guajará-Mirim, foi uma das unidades participantes, onde alunos do 3º ano da Mediação Tecnológica realizaram a avaliação de Língua Portuguesa do ProAR 1. Além das avaliações do Ensino Médio, o programa também inclui duas avaliações anuais de fluência em leitura para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Em fevereiro de 2026, 44.294 estudantes das redes municipal e estadual foram avaliados, e uma segunda avaliação está prevista para novembro, com o mesmo grupo, para verificar o progresso na fluência.

Os eixos estruturantes do Programa Avança Rondônia abrangem a avaliação sistemática da aprendizagem, recomposição das aprendizagens, melhoria dos indicadores educacionais, premiação por desempenho e o fortalecimento dos resultados em sistemas como Saero, Saeb e Ideb.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Notícias relacionadas