O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do governo na Câmara, manifestou-se contra a ampliação do projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais. A proposta original do Poder Executivo restringe o benefício a agricultores impactados por eventos climáticos extremos nas últimas seis safras. Contudo, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende a inclusão de produtores que sofreram perdas de receita.
Pimenta argumenta que, caso o projeto seja estendido a outros produtores, estes não deveriam ter acesso às mesmas condições de juros, prazos ou teto de financiamento. O parlamentar participou de uma reunião sobre o tema, que contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta, e dos ministros da Fazenda, Dario Durigan, e das Relações Institucionais, José Guimarães.
O líder governista defendeu a necessidade de uma distinção clara entre os tipos de perdas. Segundo ele, é fundamental diferenciar os produtores que tiveram prejuízos apenas pela variação de preço dos produtos – uma situação que afetou a todos – daqueles agricultores do Rio Grande do Sul e de outros estados que foram severamente atingidos por enchentes e secas. Para estes últimos, Pimenta ressaltou a importância de um período de carência, prazos e juros mais favoráveis.
Pimenta também informou que o governo e os representantes do setor agropecuário registraram avanços em discussões sobre a flexibilização de garantias. Isso inclui a permissão para que cooperativas possam repassar aos produtores as mesmas condições de prazo, juros e recursos que conseguirem captar.